domingo, 8 de novembro de 2015

1700 em uma prova...



Não é um dia de aplicação de prova nacional como ocorre com o ENEM no Brasil, esta imagem não vem de nenhuma ocasião especial ou grande evento chinês.
 
É apenas um dia de prova comum em uma pequena escola chinesa, são 1700 alunos prestando uma prova que servirá simplesmente pra avaliar o que eles aprenderam após um período de estudos. Essa imagem foi tirada em Yiuchuan, cidadezinha do interior da China. Com apenas 2 milhões de habitantes a cidade não está nem entre as 30 maiores cidades daquele país.
 
No Brasil, a maior parte dos professores, precisam ficar alertas como quem espera a qualquer momento um início de arrastão nas praias do Rio de Janeiro, para assim tentar evitar que alguns ou a maioria de seus 20 ou 40 alunos tentem burlar as avaliações, que serviriam para detectar seus avanços e principalmente suas dificuldades.
 
Na China, colocar 1700 alunos em um mesmo lugar para prestar uma prova é um ato banal, requer apenas 2 professores para receberem as provas ao final de sua realização e se ajudarem a levar os cartões de resposta para a sala do leitor óptico, professores estes que se entediam em sua espera ao olhar e ver sempre a mesma cena. Alunos concentrados em suas provas se auto testando, buscando assim, descobrir o que já aprenderam e o que precisarão estudar novamente para assim alcançar o objetivo de se prepararem para sua carreira profissional.
 
Enquanto a mentalidade do brasileiro, seja o mais jovem, seja o mais velho, não mudar, o Brasil continuará sendo o país do futuro, um futuro que nunca vira presente.
 
Por: Mozart Moisés

Nenhum comentário:

Postar um comentário