quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Aprovação Automática é crime...



Não dá pra ter qualidade em educação quando se finge que ensina, quando se finge que avalia. Nos últimos dias a Prefeitura de São Paulo lançou uma proposta de mudanças no sistema educacional, entre estas mudanças uma que me chamou muito a atenção é o fim da “aprovação automática”, logo em São Paulo, onde o sistema educacional por décadas valorizou esta prática infame, onde estão agora pedagogos, orientadores educacionais, "TEÓRICOS" em geral,que tanto defenderam uma das práticas que mais gerou analfabetos funcionais.

Que o Brasil inteiro diga chega de enganação na educação, que daqui pra frente façamos das nossas escolas um ambiente que realmente ajude nossos alunos e filhos a enfrentar os desafios da vida. Vamos dar um basta ao analfabetismo funcional, aos diplomas que valem tanto quanto papel higiênico usado.

No mercado de trabalho se um funcionário não produz perde o emprego, já na escola com aprovação automática, o aluno não faz nada, não aprende nada, não produz nada, porém, no final do ano ganha uma aprovação, é assim que se ensina os jovens os desafios da vida adulta?

Será que saindo da escola ele irá encontrar a benevolência de um sistema maquiador ou será que encontrará um mundo onde cada vez mais o conhecimento é mais cobrado?

A reprovação não é a solução necessária para garantir a qualidade da educação, mas ao menos, poderemos respirar aliviados se nossos alunos ou filhos não forem enganados por um sistema que finge que ensina, que diz, parabéns, você está avançando, que coloca um diploma na mão de indivíduos que não conseguem compreender um simples texto, que não sabem como chegar ao resultado de 33X12, incapazes de perceber como o mundo a sua volta poderia ser modificado com práticas simples entre outros saberes básicos para garantir uma vida digna.

Enfim, que o fim da “aprovação automática” seja apenas o primeiro passo para uma educação mais responsável, mais eficaz, que a reprovação se torne algo do passado devido a qualidade de nosso sistema educacional e não por canetadas que disfarçam realidades cruéis, criminosas.

Para mais informações sobre a proposta educacional da Prefeitura de São Paulo acesse: http://www.maiseducacaosaopaulo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário